A criação e a relação com o aprender: uma reflexão a partir do pensamento de Castoriadis

Uma reflexão a partir do pensamento de Castoriadis

  • Aline Riffel FAHOR
  • Sidinei Pithan da Silva
Palavras-chave: Criação. Autonomia. Imaginário. Psicanálise. Educação.

Resumo

Este trabalho tematiza o conceito de criação de Cornelius Castoriadis, em sua relação com a educação. Este autor que foi um importante pensador político, crítico social, psicanalista e economista, teve suas pesquisas sempre estruturadas na questão da autonomía, trazendo importantes contribuições a educação. O estudo enfoca não apenas um sentido amplo do termo educação, como também confere destaque à potencialidade  das questões referentes ao imaginário e à criação humana  na qualificação dos procesos educativos.  Trata-se de um estudo eminentemente bibliográfico, que utiliza uma abordagem qualitativa, que possibilita traçar um paralelo entre os conceitos e a obra de Cornelius Castoriadis. Traz como objetivo compreender o lugar do conceito – criação - desenvolvido pelo autor, sempre analisando suas interfaces com os processos educativos. O fato de estarmos em constante desenvolvimento e aprendizagem nos coloca diante de inúmeras possibilidades de reflexão. Castoriadis vem nos apresentar o conceito de criação como uma perspectiva de estarmos em constante reinvenção, refletindo sobre nós mesmos e sobre as inúmeras possibilidades de desafios que o social nos implica. Ao associarmos os conceitos de criação, de autonomía e de imaginário, com a prática psicanalítica, podemos perceber a proximidade com a educação e a condição de criadores do nosso próprio espaço-tempo, além de identificar como este proceso é necessário na construção do aprendizado.

Publicado
2019-06-26