Desenvolvimento de brinde a partir do reuso de materiais: uma perspectiva sustentável

  • Ricardo Steiner Faculdade Ielusc
Palavras-chave: Sustentabilidade; Reuso; Design Thinking; Marketing; Brindes

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Design. O objetivo que orientou este estudo foi o desenvolvimento de um brinde com baixo impacto ambiental a partir do reuso de materiais, adequado as especificidades de uma empresa, que possa ser utilizado em ações de marketing promocional. Foi utilizada a abordagem metodológica Design Thinking para alcançar o objetivo proposto. O percurso metodológico compreendeu inicialmente os estudos sobre o mercado de brindes, design e sustentabilidade. Após firmar parceria com uma empresa, foi conduzido um workshop de co-criação com seus colaboradores para a geração de alternativas de brindes feitos com resíduo sólido industrial. Por fim, a empresa parceira viabilizou a produção de algumas peças que foram utilizadas na premiação aos colaboradores. Como resultado espera-se que a pesquisa aplicada fomente reflexões sobre a sustentabilidade e que possa contribuir para ampliar a visão das organizações e da academia em relação as possibilidades de transformação e ressignificação de materiais encarados apenas como resíduo.

Publicado
2019-06-26