Professor extensionista:apontamentos da reflexão-ação-reflexão na gestão escolar - O caso dos diretores de escolas públicas na região celeiro do RS

  • Jesildo Lima
Palavras-chave: Professor, Extensão universitária, Gestão escolar

Resumo

O presente trabalho aborda a experiência vivenciada enquanto professor extensionista na atuação de grupos de trabalho que visavam discutir a gestão do espaço escolar e teve com integrantes os diretores das escolas públicas estaduais pertencentes a 21ª coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul sediada no município de Três Passos.  O pesquisador atuou como assessor do Grupo de Trabalhos sobre Gestão, no Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira - Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Este programa visou contribuir com a otimização da educação pública básica na Região Macromissioneira compreendida pelas regiões Noroeste Colonial, Missões, Celeiro, Fronteira Noroeste e Alto Jacuí do Rio Grande do Sul na perspectiva de efetivação social do direito universal à educação de qualidade científica e social, de reflexão sobre as práticas e formações dos profissionais, de coordenação interinstitucional, de interdisciplinaridade e de interlocução entre os profissionais das Instituições de Ensino Superior, públicas e comunitárias, e os profissionais das escolas estaduais e municipais. A vivencia atuando na assessoria dos 45 diretores de escolas públicas no período de um ano e aconteceu a realização de 10 eventos presenciais ao qual no primeiro encontro buscou mapear as principais dificuldades apresentadas na atuação deles juntos as suas escolas. Após levantamento de 20 demandas principais as mesmas foram agrupadas em 05 categorias sendo; liderança, o “novo” aluno, escola na comunidade, gestão da escola e o “fazer” pedagógico. Em seguida ocorreu a divisão dos participantes em 05 grupos ao qual cada um ficou responsável pela pesquisa, leitura de artigos enviados pelo pesquisador, bem como agendamento da apresentação, análise e discussão do assunto. Nos encontros decorrentes ocorreram as apresentações, discussões e busca de possíveis soluções para as demandas apresentadas. Nos aspectos metodológicos, embasou nos pressupostos da pesquisa participante embasados em Demo (1982), Thiollent (1986) e Haguette (2001), em que o pesquisador insere ao grupo, e além de sua inserção participa de forma efetiva em todo o processo da pesquisa. Após as observações seguiam as anotações através do uso de diário de bordo. Como resultado observou apontamentos provocadores sobre a gestão de escolas a partir das diferentes realidades insistentes pela busca reflexiva das construções coletivas no espaço escolar. Entender e conhecer o novo aluno, promovendo a liderança, fazendo o plano politico pedagógico através de uma gestão transformadora numa verdadeira escola da comunidade. A partir dos apontamentos realizados no diário de bordo, foi possível observar que ocorreu uma reflexão sobre a necessidade de rever processos e procedimentos administrativos, atitudes que visem aproximação do aluno, professor, família e comunidade. Considera que é urgente e necessário entender mais para melhor atender o aluno diante da necessidade de uma educação mais efetiva, precisando somar a eficaz e a eficiência. Estamos diante de um novo aluno, no mesmo espaço escolar de outrora com práticas distantes da realidade.

Publicado
2019-06-26