Aplicativo para auxílio ao atendimento de ocorrências realizadas pela associação humanitária de busca, salvamento aéreo e resgate (AHBSAR) da cidade de Guaramirim/SC
Resumo
Introdução: O atendimento de uma ocorrência realizado pelos bombeiros exige perícia e rapidez. Ao dirigir-se para uma ocorrência o bombeiro leva seus equipamentos e uma ficha de atendimento contendo diversos campos para preenchimento, o que aumenta o tempo do atendimento no local da ocorrência. Após encaminhar o paciente para o hospital a ficha de atendimento é finalizada e guardada pelo bombeiro. Apesar dos bombeiros possuírem muitas fichas de atendimento não é fácil gerar um relatório para tentar descobrir, por exemplo, qual a rua de uma determinada cidade que ocorrem mais acidentes com moto ou qual a faixa etária de crianças que sofreram acidentes domésticos em determinado período do ano. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi buscar um modelo de ficha de atendimento dos bombeiros da Associação Humanitária de Busca, Salvamento Aéreo e Resgate (AHBSAR) da cidade de Guaramirim-SC, discutir com estes bombeiros suas dificuldades no momento do preenchimento da ficha e desenvolver um modelo através da programação de um aplicativo. Método: Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada com os bombeiros da associação AHBSAR de Santa Catarina no ano de 2018. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com perguntas sobre o atendimento de uma ocorrência desde seu início até seu encerramento, além do detalhamento de todos os campos da ficha de atendimento. Após a entrevista iniciou-se o desenvolvimento do modelo de aplicativo para simular o preenchimento da ficha de atendimento na tela de um dispositivo móvel. Resultados: Após a finalização do protótipo da ficha de atendimento num dispositivo móvel, o comandante da associação AHBSAR foi convidado a assistir a apresentação do aplicativo e fornecer um feedback sobre o modelo. Todos os campos de preenchimento foram simulados em menus deslizantes e separados de acordo com a área de atendimento da ficha de ocorrência, além disso, a maioria dos campos a serem preenchidos foram desenvolvidos na forma de caixas de seleção para diminuir o tempo de preenchimento. Conclusão: O atendimento de uma ocorrência realizado por um bombeiro deve ser ágil e rápido, para isso é preciso que os equipamentos estejam organizados e que a ficha de atendimento seja preenchida o mais rápido possível. O desenvolvimento de um aplicativo para substituir a ficha de atendimento de ocorrência na forma física facilitou o preenchimento e diminuiu o tempo para a entrega dos dados do paciente. O próximo passo será gerar um banco de dados com estas informações e apresentar diversos relatórios ao longo dos anos, podendo servir de apoio às outras áreas da saúde.