Desenvolvimento de projetos como ferramenta de ensino de Engenharia

  • Francine Centenário Gomes FAHOR
  • Geovane Webler
  • Darciane Inês Mombach Kremer
Palavras-chave: Ensino de Engenharia; Metodologia de Projetos; Integração Teoria e Prática.

Resumo

A educação atual, assim como todas as esferas da sociedade, está em rápida transformação. As gerações atuais de estudantes não estão mais dispostas a, simplesmente, assistir as aulas como meros expectadores passivos. Isso está exigindo dos professores e das instituições de Ensino a adoção de novas práticas pedagógicas, capazes de fazer com que o estudante se envolva e seja sujeito de seu processo de aprendizagem. Assim, este trabalho se propõe a apresentar os resultados alcançados através da adoção da metodologia de trabalho por projetos, onde estudantes de Engenharia, durante o componente curricular, elaboram e executam um projeto, vivenciando e todas as etapas deste processo. O êxito da atividade é comprovado avaliando os resultados da avaliação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) referente ao componente curricular, mostrando a importância da adoção deste tipo de metodologia de Ensino na Engenharia e outras áreas do conhencimento.

Publicado
2019-06-26